obs:

O título desse blog é infeliz, mas só reparei depois. "Anti-país dos petralhas" dá impressão que sou contra os "petralhas" (como Reinaldo Azevedo se refere ao PT). Não, eu quis dizer que sou contra o Reinaldo e seu livro "O país dos petralhas".
É tão infeliz quanto uma pessoa de direita ser contra Marx e botar "Anti-O capital" e as pessoas acharem que a pessoa é anti-capitalista...
Bem, temos de conviver com os nossos erros né?

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Nostalgia (?) 3 casos de primórdios do ódio:, AeroLula, gesto obceno, plantas assassinas

Uma coisa nada saudável que salta aos olhos nas eleições é o ódio anti-PT, um ódio improdutivo, irracional. Não é bom para debate nem para democracia. Democracia deveria ser um processo até educativo, das pessoas mostrarem o que pensam e assim uma aprender com a outra.

Há toneladas de assuntos que poderiam ser discutidos sobre PT, mas hoje vamos ficar apenas nas notícias que talvez estejam nos prímórdios desse ódio, coisas antigas mesmo, para discutir se o o teor daquelas reportagens não estaria na origem desse sentimento.

Terei atingido meu objetivo se mesmo os que hoje odeiam o PT admitam que olhando para o passado as notícias antigas soem meio inocentes, pois denunciavam coisinhas pequenas comparando com Mensalão por exemplo.

O que quero que reparem é o seguinte: mesmo que relativamente inocentes o ódio contido nelas era o mesmo de hoje! Penso que isso significa que tentavam dar um clima de caos-com-PT que pode estar na origem do ódio atual: afinal os que odeiam dizem que faz muito tempo que Brasil esta nos desmandos do PT, etc. Será mesmo que antes e agora esses desmandos foram tão grandes? Vamos ver 3 casos:

1 - AeroLula

 Logo quando Lula assumiu a presidência, nasceu o primeiro escândalo: AeroLula, o avião presidencial. A impernsa noticiava como se AeroLula fosse um avião comprado com dinheiro público para virar patrimônio de Lula, quando na verdade era sim para uso do presidente, mas como um veículo oficial, não havia nada de ilegal na compra.

É claro que se pode contestar o luxo a que tem direito certos cargos, como a recente questão do auxílio moradia para magistrados (para o qual os juízes estão paralisando processos para mobilizar), ou o auxílio educação, mas confundir com roubalheira/corrupção é outra coisa.

O Aécio construiu um aeroporto inteiro, mas famoso ficou o AeroLula, que era mero aviãozinho.

Além do aeroporto de Aécio, pode-se lembrar também dos trens de São Paulo (escândalo do trensalão), que foram de fato desvio de verbas, corrupção e enriquecimento ilícito... você não olha o AeroLula de outra forma agora?

2- gesto obceno

Em 2007 um avião da TAM explodiu e matou 200 pessoas. Uma das suspeitas é que houve falha na vistoria por parte dos órgãos federais da aviação, ou seja, aquela tragédia poderia ser culpa do governo federal petista.

O assessor da presidência Marco Aurélio Garcia estava assistindo a TV noticiar que o foi descoberto problema mecânico no avião, o que isentaria o governo de responsabilidade. Nesse momento, ele fez o gesto do "top-top" (que não sei porquê, foi omitido pela mídia que foi um gesto inventado pelo cartunista de esquerda Henfil, do saudoso Pasquim) que só queria dizer que quem estava querendo acusar o governo "se ferrou" (para ser claro).

As imagens dele fazendo o gesto foram gravadas, mas note-se que foram gravadas de longe, quase como se fosse uma câmera escondida. Tá na cara que ele fez o gesto sem querer mostrar para o público, mas tais imagens foram divulgadas como um escândalo, como se o governo não tivesse respeito aos mortos. Encontrei até artigos tendenciosos que escreveram como se o governo tivesse feito o gesto na frente dos mortos!

3- plantas assassinas

Os que odeiam, dizem que PT atenta contra a vida. Mas atentam contra que vida? De que modo? Fazendo essa pergunta pedindo explicações pode ser interessante. Talvez partam para o anti-LGBTS: "atenta contra a vida pois quer união gay e aí os seres humanos não vão se reproduzir", outro talvez diga que atenta contra a vida "trazendo médicos cubanos" o que não explica nada com nada e é até paradoxal, talvez perguntando como assim digam que "o PT quer comunismo e comunismo atenta contra a vida". Bem, são algumas das respostas que podem sair (nada consistentes, mas enfim...).

Provável que não consigam precisar desde que época acham que PT atenta contra a vida, mas capaz de dizerem que faz tempo que ouvem e que antes de pensarem assim já ouviam isso de outros.

Então achei uma notícia velha, de antes do Lula presidente: em 2002, Marta prefeita de São Paulo pelo PT estava plantando palmeiras, e a Folha estava fazendo uma série de reportagens como se a decisão de plantar as palmeiras fosse equivocada. falavam como se as palmeiras não iriam sobreviver ao clima de São Paulo.

E a reportagem dizia que se as folhas caíssem em cima da cabeça de alguém poderia causar morte!

"(...) as palmeiras imperiais têm outro problema: o espádice da planta, que fica no topo, pode despencar. Em forma de espada, esse pedaço da palmeira chega a pesar 4 kg. A árvore ultrapassa os 20 metros de altura. 'Em Ribeirão Preto, um homem foi morto assim', diz."
(fonte http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff3006200202.htm )

Complementando quanto às palmeiras: Outra reportagem dizia que havia também superfaturamento na compra delas, dizia a reportagem "Marta compra planta até 5 vezes mais cara", mas esse fato foi desmentido, tal como conta o Observatório da Imprensa:

"Só que a ânsia em atacar a administração petista é tanta que o jornal é o responsável, até agora, por dois dos erros mais grotescos já publicados acerca do governo petista.
O campeão, sem dúvida, é o já famoso 'caso das palmeiras'. A reportagem 'Marta compra planta até cinco vezes mais cara', capa do caderno Cotidiano de 30/6/02, mereceu chamada destacada na primeira página, acima da dobra.
Uma boa forma de entender a gravidade da questão é conferir alguns trechos do texto 'Marta não pagou mais por palmeiras' (4/jul/2002), publicado no mesmo Cotidiano, quatro dias depois, também com chamada de capa. Diz o sobretítulo desse texto: 'Reportagem da Folha de domingo errou ao afirmar que prefeitura gastou acima de preços do mercado'. Íntegra do primeiro parágrafo da reportagem: 'A prefeita Marta Suplicy não pagou até cinco vezes mais do que os preços de mercado pelas palmeiras usadas nos projetos de paisagismo da Empresa Municipal de Urbanização (Emurb). A Prefeitura pagou menos do que o previsto no edital de licitação, ao contrário do que afirmou reportagem publicada na edição do último domingo de Cotidiano'."
(fonte: http://www.observatoriodaimprensa.com.br/artigos/iq260220032.htm )

OBS: o link acima é muito interessante para um outro caso inusitado: desde aquela época achavam que o PT fazia mal à Bolsa de Valores, e antes do Lula presidente, achavam que se o PT assumisse ia dar um calote comunista ao mercado financeiro, e que isso poderia começar com a prefeita Marta e a cidade de São Paulo. Dessa histeria aconteceu de realmente a Bolsa fechar em baixa, mas por culpa da imprensa!

"Chamada de capa da Folha em 6/11/02: 'Prefeitura de SP deixa de pagar R$ 3 bi à União'. O Jornal da Tarde foi na mesma linha, porém de forma menos explícita, e sem chamada de primeira página. Logo cedo, rádios e sites começaram a ler a reportagem da Folha e, a despeito dos sucessivos desmentidos da prefeita Marta Suplicy e do secretário de Finanças João Sayad, o dólar fechou em alta, a bolsa em baixa e o chamado risco-país subiu. No dia seguinte, toda a mídia corrigiu a informação, classificando-a de 'mal-entendido' e 'interpretação equivocada'. Tarde demais. 
O próprio secretário do Tesouro Nacional do então governo FHC, Eduardo Guardia, afirmou: 'Não existe calote, o município de São Paulo está absolutamente em dia com os seus compromissos, e tem pago suas parcelas rigorosamente no prazo. O que a Prefeitura fez foi apenas uma opção prevista no contrato. Não existe nenhum descumprimento de contrato nem flexibilização. Qualquer comparação com o passado [moratória de Minas, em 1999] é descabida'. "


Conclusão

O ódio contra o PT foi sendo cultivado ao longo de anos, e olhando as notícias antigas, temos a sensação de que no começo se fazia muito barulho por muito menos coisa. Só que como o tom de ódio é o mesmo, as pessoas têm impressão de que desde há muito tempo o PT faz isso, faz aquilo.

O intuito desse artigo era resgatar notícias bem antigas para os leitores reavaliarem e refletirem sobre isso, no último item que acabei me alongando um pouco, para comentar sobre a queda da bolsa que também é comentado no artigo do Observatório da Imprensa, e aliás o artigo completo deles é interessante de se ler para saber mais sobre a perseguição da mídia que a Marta sofreu.

Muitos outros casos poderiam ser comentados de escândalos envolvendo o PT, mas como o intuito aqui era resgatar a nostalgia (?) de tempos, digamos  mais inocentes por parte do PT (mas igualmente odiados pela mídia), ficamos por aqui.

Creio que essas primeiras denúncias (sérias?) funcionaram como uma preparação de terreno para que as pessoas estivessem pre-dispostas a condenar o PT, foram como propaaganda subliminar, em que as pessoas veem repetidas vezes algo. No caso, de tantas coisas que elas veem associando o PT a coisas ruins, quando surge qualquer coisa sobre o PT elas já vão achar ruim.  

Mais artigos do blog com tema parecido:
sobre PT e avidez pelo poder. E "comunismo" é modismo da mídia

Sobre o "Fim do Brasil" da empiricus.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário