obs:

O título desse blog é infeliz, mas só reparei depois. "Anti-país dos petralhas" dá impressão que sou contra os "petralhas" (como Reinaldo Azevedo se refere ao PT). Não, eu quis dizer que sou contra o Reinaldo e seu livro "O país dos petralhas".
É tão infeliz quanto uma pessoa de direita ser contra Marx e botar "Anti-O capital" e as pessoas acharem que a pessoa é anti-capitalista...
Bem, temos de conviver com os nossos erros né?

segunda-feira, 2 de junho de 2014

O inacreditável desserviço dos Black Bloc ao darem entrevista para o Estadão

Atualização 1: Escrevi partindo do pressuposto de que a entrevista é verdadeira, mas estão surgindo dúvidas de que seja falso como outro caso envolvendo o PCC (escândalo Gugu-PCC), o jornalista Lourival Sant'Anna já foi condenado por falsificar reportagens e o site DCM (Diário do centro do Mundo) duvida da autencicidade da entrevista.

Atualização 2: "Ler só a manchete faz mal à democracia" também tem uma análise interessante.

Está repercutindo na internet a entrevista que os Black Bloc deram com exclusividade ao Estadão, trechos ou comentários existem no Terra, Uol, BrasilPost, Brasil 247, etc.

Vamos então fazer uma leitura cuidadosa dessa notícia do momento.

Engraçado que apesar deles serem "preocupados com a imagem perante a opinião pública", eles "decidiram, falar, pela primeira vez" justamente com o Estadão! É mais do que um tiro no pé, isso é prejudicar um conjunto de pessoas muito maior, é causar um dano coletivo!

A mistureba que promoveram (sendo o pior, misturar manifestações com PCC, lógico!)

É um caso inacreditável de burrice: como um grupo que evitou falar com a imprensa com medo da imagem solta uma declaração de que espera que o PCC dê as caras na Copa? Será que eles foram ingênuos de não imaginarem que isso seria título da manchete? E se foi proposital, pior ainda, eles estão associando a imagem do todos os manifestantes com o crime organizado! E soltam isso justamente para imprensa conservadora que tem delírios do tipo associar PT às FARC, ou ainda, o Movimento Moradia no Centro (MMC) com assassinato, aliás deste último caso, a polícia tentou incriminar o líder desse movimento ao invés de ir atrás do verdadeiro assassino, eu eu fui lá no Fórum Barra funda (SP) acompanhar o julgamento do Gegê, não foi mole não, e o caso era tão absurdo que o próprio promotor do caso (a acusação!) atestou a inocência do Gegê!

Enfim, dá um trabalhão separar as coisas e vem os Black Bloc dizer "...não somos contra o PCC, só que eles tem poder de fogo muito maior que o MPL (movimento Passe Livre)". Ora, PCC tem armas de fogo, mas o MPL tem o que? Armas um pouco menos poderosas, é isso que os leitores do Estadão devem entender? Pior que tem um trecho assim "'A gente estava bem armado', disse o veterano, sem detalhar o tipo de arma. Eles têm usado coquetéis molotov, pedras e escudos improvisados." Aí os leitores para a imaginação do leitor que tipo de armas o MPL tem (o mais trágico é que eles são pacíficos e não têm arma nenhuma...)
O material jornalístico produzido pelo Estadão é protegido por lei. Para compartilhar este conteúdo, utilize .http://sao-paulo.estadao.com.br/noticias/geral,black-blocs-prometem-caos-na-copa-com-ajuda-do-pcc,1503308

Se o tal "veterano" quer associar a imagem dos Black Bloc ao PCC é problema dele! ("Conheço muito a cara do PCC. somos os nerds do lado da casa deles. O crime organizado respeita a gente porque nasceu de mentes pensantes"), mas associar outros, como o MPL é irresponsabilidade! Prejudica o movimento!

E não é só o MPL que os leitores vão associar ao crime não! "O veterano, que cita o anarquista canadense Woodcook e Racionais MC", "A bailarina ... gosta do filósofo germano-americano Herbert Marcuse" pode apostar que daqui em diante vai ter gente associando isso ao crime.

Também tá no texto que "participaram da ocupação da Câmara Municipal do Rio", "estão associados a um grupo no Recife", "ativistas colombianos e venezuelanos vieram trocar experiências", "A bailarina  está interessada nos Zapatistas e prepara´se para ir visitá-los no México", tem um membro que "estuda direito em faculdade privada" (que talvez se chame o mesmo que "citou artigos da Constituição e do Código de Processo Penal", mas veremos isso adiante) o que acaba associando os Black Blocs aos AA (Advogados Ativistas) e outro membro "programador de 32 anos", um hacker que acaba fazendo com que se suspeite que também tenham ligação com grupos que usam hacker-ativismo (tal como Anonymous).

Note-se que apesar de criar muitas ligações com inúmeras organizações, eles são diferentes pois não têm Facebook nem nada, ao contrário de todas essas organizações acima. Aliás o pessoal do AA foi contatado para dar entrevista à Veja e eles responderam de uma maneira muito inteligente (leia aqui), eu achava que Black Blocs que nem Face têm fossem espertos também, mas vejo que são burros.

Afinal, quem são eles?

Pela reportagem, a maioria, "Quase todos concluíram, abandonaram, ou fazem faculdade", são citados cursos de humanas como Ciências Sociais, Ciência Política, Direito. Dá impressão que a reportagem quer incitar o ódio sobre os cursos de humanas, e aliás note-se que não é citado o curso que a "bailarina" faz, meu palpite é que como não é da área de humanas, o repórter preferiu omitir.

Esse mapeamento do perfil deles tem intenção clara de colocar eles dentro do "radar" da polícia. Já no primeiro parágrafo se diz que "continuam fora do radar da polícia", e mais adiante que "apenas um foi fichado".

Se bem que mais à frente, segundo o depoimento de um Black Bloc, "A maioria dos presos é punk", "A gente cola com os punks. São inteligentes, não são vândalos", "A polícia prende os punks, e por causa da cor da roupa, diz que são black blocs". Quer dizer, uns parecerão Black Blocs, mas não são. Muitos punks foram presos, mas só um Black Bloc foi fichado.

Além de se misturar com os punks, outra tática é descrita assim: "o veterano, protegendo-se apenas com sua mochila, investiu contra a tropa de choque. Pegos de surpresa, os policiais dispararam bombas de gás lacrimogêneo, que atingiram a multidão, enquanto ele saía de cena, ileso." Isso a meu ver é uma covardia tremenda, a pessoa provoca e não fica ali para aguentar as consequências! (a propósito, o porque desse repentino feito "heróico" - ironia- de enfrentar o choque só com uma mochila se eles têm coquetéis molotov, pedras, escudos improvisados, e dizem que o PCC tem mais poder de fogo que o MPL?)

Black Bloc exploram o caos e despreparo da polícia, e assim no futuro a polícia será menos caótica e mais preparada sim, mas porque o despreparo e caos serão legitimados.

Quando a polícia investe contra manifestantes (enquanto os Black blocs escapam), a polícia mostra o despreparo e caos, bate nas pessoas (o padre Julio já presenciou agressão a cinegrafista) e daí que uma das demandas fortalecidas após as manifestações de junho do ano passado é a desmilitarização da polícia (que felizmente virou até projeto de lei, embora não se saiba o que virá a seguir).

Se já está bastante evidente que a polícia brasileira é despreparada (veja a fala de especialistas sobre tiros num ônibus sequestrado), violenta. Mas o que os Black Bloc vão conseguir após essas declarações associando movimentos sociais ao PCC, citando o episódio em que o PCC conseguiu colocar a cidade de São Paulo em alerta? Ora, a violência passará a ser norma, com apoio da população (na internet estão aparecendo muitos comentários do tipo "tem que espancar nesses PCC-Black Block"), e olha que ironia: a polícia do futuro será mais preparada porque o despreparo será tolerado!


De que vivem? quem os financia?

São descritos como pobres que moram na periferia, como classe média baixa que mora no centro e apenas um, de classe alta com pais que moram na região nobre. Uma das integrantes, que ficou contente com a greve dos motoristas, "vive da renda de um aluguel". O "veterano", conhece o PCC por morar na ZL, é contado que joga molotov com gosto pois aos 14 anos, levou um tapa da polícia (quando se colocou na frente da mãe) e que na época vivia num barraco.

Como como é que ele, que vivia no barraco, e outros, pobres ou classe média baixa, agora vão para cidades do nordeste, participaram da ocupação no Rio, e tem uma colega que vai para México? Não só, isso, diz-se que alguns largaram o trabalho e vivem apenas do ativismo! Como assim?

Será o único membro da classe alta que financia todos? Como cosneguiram contato com colombianos e venezuelanos? E não sei se por maldade do repórter, mas ele chamou de "aparelhos" os apartamentos que usam. "Aparelhos"? São guerrilheiros que assaltam bancos para alugar os "aparelhos"?

Veja que temos os ingredientes para teorias da conspiração: pelo jeito tem muitos contatos, uma rede, uma estrutura financeira, diz que é vizinho do PCC... Como eu disse antes, se eles querem levar a imagem do movimento deles para o buraco tudo bem, mas envolver outras organizações... é praticamente um crime! E pensar que agora a suspeita cai até sobre a pacífica Ocupação Estelita de Recife, nem sem-terra, nem sem-teto eles são! São apenas gente que quer uma alternativa social e ambientalmente melhor para o cais. Que não quer ver coisas assim.

Daqui a pouco vão dizer que partidos estão financiando, e aliás, sem conseguir provar nada, o Brasil 247 já ligou PSOL ao Black Bloc, o próximo passo vai ser ligar PCC ao PSOL e dali a pouco Marcelo Freixo, de combatente das milícias, vai ser acusado de miliciano! Eita!

Foi uma forçada de barra tentar estabelecer conexão entre PSOL e Black Bloc (a história dos manifestantes pagos, denunciada pelo advogado que estranhamente estava "defendendo" de graça os manifestantes que teriam dito isso - "defendendo" entre aspas pois parecia mais interessado em colher depoimentos para usa ideia, mesmo que algumas dessas declarações de seus "clientes" até piorassem a situação deles). Na matéria do Brasil de Fato você vai entender o que houve e entender porque isso virou piada nas redes sociais (#LigaçãocomFreixo).
 OBS: não é meio estanho que sai uma matéria dessas com indiretas de recursos fantásticos que possibilitam pessoas ativistas largarem os empregos para viverem só de ativismo quando o PSOL vai precisar "passar o chapeú" para financiar a campanha para governador?

Iranildo também é um Black Bloc?

Nos tempos de internet, em que você pode ter uma página HTML para cada matéria, só posso concluir ser proposital que no fim da matéria do Estadão com a entrevista dos Black Bloc, apareça uma segunda matéria, "Enfrentar a polícia com a lei também faz parte da 'ação direta'", em que é entrevistado Iranildo, tem foto dele. é mencionado que é herói dos Black Bloc (supondo que ele é um advogado tal como o pessoal do AA, não vejo porque chamálo de herói dos Black Bloc e não heróis dos manifestantes em geral).

É mencionado que Iranildo estuda numa faculdade particular, mora na região central e tem a mãe empregada doméstica. Essa descrição bate com a descrição do estudante de Direito Black Bloc não identificado da matéria anterior! Supondo que são pessoas diferentes, temo que vão investigar o pobre Iranildo que não tem nada a ver! Pela matéria, a única divergência é que o anônimo estudante de Direito Black Bloc faz estágio numa imobiliária, enquanto Iranildo faz numa empresa de advocacia. Ah, e não sei porque é mencionado que o anônimo tem bolsa 100% pelo Prouni, talvez para atiçar a antipatia do leitor.

Mas Iranildo ser suspeito de ser Black Bloc é apenas a ponta do iceberg pois...

Reforçando a conclusão:

Graças ao desserviço dos Black Blocs, todos agora serão suspeitos de serem ou terem ligação com os Black Blocs e PCC. Manifestantes sofrerão mais (e supõe que os black Blocs vão incitar a violência policial e sair de fininho como descrito na reportagem) e vai ter mais gente apoiando que manifestantes apanhem, pois podem ter ligação com o crime organizado. Vale lembra o nível de descontrole da polícia logo após os ataques do PCC (55 pessoas da periferia mortos em 36 horas, inocentes jazendo do lado de suspeitos de ligação com PCC). Temo que até movimentos obviamente pacíficos como Ocupação Estelita de Recife sofram, já que até o provável também que procurem armas do MPL (como isso soa ridículo!). PSOL poderá ter dificuldades de conseguir verbas para campanha para governador, pois pessoas suspeitarão que o PSOL tem ligação com a crime organizado apesar de ter combatido a milícia do Rio (isso soa ridículo demais, pois Freixo inspirou o personagem Fraga de Tropa de Elite 2 , assim como a repórter Clara, do mesmo filme, deve ter sido baseada no relato desse sobrevivente). 

Com a proximidade da Copa estão ocorrendo várias mobilizações, manifestações. TEnho em São Paulo muitos amigos que são para essas manifestações, ou defendem os manifestantes, como Advogados Ativistas. Fico triste de pensar no que rola na mente dos leitores que viram essa entrevista do Estadão.

Sinceramente, se eu souber que um amigo meu foi mal-tratado, tenho vontade de dar um tapão nesses Black Blocs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário