obs:

O título desse blog é infeliz, mas só reparei depois. "Anti-país dos petralhas" dá impressão que sou contra os "petralhas" (como Reinaldo Azevedo se refere ao PT). Não, eu quis dizer que sou contra o Reinaldo e seu livro "O país dos petralhas".
É tão infeliz quanto uma pessoa de direita ser contra Marx e botar "Anti-O capital" e as pessoas acharem que a pessoa é anti-capitalista...
Bem, temos de conviver com os nossos erros né?

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Capas a registrar

(+atualização de abril 2014)
(+atualização de dezembro 2014)
(+atualização de janeiro 2015)

Essa foto (via facebook) não pode deixar de ser registrada:


O assunto mais importante da semana do dia 11/8/13 era "a revolução dos músculos"?!

o texto que acompanha a foto:
"O editorial de Veja desta semana, do jornalista Eurípedes Alcântara, é um monumento ao cinismo. Nele, o diretor da revista afirma: "Há indícios, mas não provas". No texto, diz que "ao escândalo Siemens no Brasil faltam evidências sólidas" e diz que "tanto quanto as autoridades, os repórteres de Veja as estão buscando" (pausa para gargalhada). Antes dele, Merval Pereira havia lamentado a corrupção no PSDB e Reinaldo Azevedo afirmou que a teoria do domínio do fato não poderia ser aplicada a tucanos como Andrea Matarazzo. Essa cautela, evidentemente, jamais existiu em relação aos adversários políticos dessa mesma imprensa, que eram criminalizados ainda enquanto réus. O que demonstra que a ética se transformou, no Brasil, em instrumento de guerra política e comercial.

Leia mais: http://www.brasil247.com/pt/247/midiatech/111257/Caso-Siemens-desmoraliza-de-vez-a-mídia-engajada.htm
"


 Comaprar capas pode ser divertido. Por exemplo, na crise econômica, a Veja fez capa com Tio Sam, e na semana seguinte, a Carta Capital mandou a resposta. 

ATUALIZAÇÃO ABRIL 2014

E na 1° semana de abril, Veja novamente se destaca!

Engraçado que enquanto até mesmo a Superinteressante, outra publicação da editora Abril (MESMA DA VEJA) abordou o golpe:
A equipe da Super preparou matérias como essa: "10 mitos sobre a ditadura no Brasil (ou Por que você não deve querer que ela volte)", ou seja, de um gosto meio "petralha" para a Veja. 

Aliás, um episódio curioso que pode nos dizer muito sobre a Veja: em 2006, a Veja fez uma matéria de capa sobre o Youtube (uma novidade na época), e esse é um dos vídeos que a matéria colocava como exemplo do que as pessoas vêem no Youtube:

A matéria parecia da área de entretenimento, mas obscuros vídeos com pouquíssimas visualizações ilustravam o fenômeno Youtube. Se não me engano, a própria matéria dizia que o vídeo acima tinha umas 300 visualizações (300 visualizações numa matéria sobre Youtube!). Bem que alguém comentou: "mas quem assistiu isso? Os estagiários da Veja?"

Não era a Veja fazendo uma reportagem sobre o que as pessoas assistem no Youtube, era a Veja querendo promover a visibilidade de vídeos com conotação política. E como se não bastasse essa sujeira, nesse vídeo o falecido ACM conclamava as forças armadas! Então a que conclusão podemos chegar sobre esse recente episódio das Capas em Abril/2014?...

ATUALIZAÇÃO DEZEMBRO 2014

ver também "As mais vergonhosas capas da Veja durante o regime militar" do site História Ilustrada


ATUALIZAÇÃO JANEIRO 2015

Estão puxando o saco do novo ministro da Fazenda, Joaquim Levy, que não agradou às esquerdas.

Note como colocam em lados opostos "poder" e "saber", com o subtítulo "Com eles juntos, temos uma chance de atravessar o tempestuoso 2015, se duelarem, o Brasil perde".

Ou seja, para eles, a Dilma é burra, mas como o "saber" está ao ali para manter a economia capitalista funcionando, então tudo bem.

O que acho curioso é que os ministros da fazenda são protegidos. O Palocci que chegou a ser tão odiado como mensaleiro, no começo do governo Lula era elogiado, como quando ele apareceu na capa de junho de 2004.
Então é um comportamento interessante, é como se no começo dos governos do PT, tentassem bajular os ministros da fazenda apra que continuem o capitalismo, apesar de (estranhamente) dizerem que Brasil, tal como Argentina, estejam sob governos "comunistas", o que rende bobagens como as escritas pelo colunista Rodrigo Constantino:
Ou seja, pode ser que em breve esse tão elogiado Levy também será visto como "socialista"...

Nenhum comentário:

Postar um comentário