obs:

O título desse blog é infeliz, mas só reparei depois. "Anti-país dos petralhas" dá impressão que sou contra os "petralhas" (como Reinaldo Azevedo se refere ao PT). Não, eu quis dizer que sou contra o Reinaldo e seu livro "O país dos petralhas".
É tão infeliz quanto uma pessoa de direita ser contra Marx e botar "Anti-O capital" e as pessoas acharem que a pessoa é anti-capitalista...
Bem, temos de conviver com os nossos erros né?

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

a insistência em atribuir a reforma ortográfica à Lula


O que estava no portal Veja dia 9/12/2008:
"Petralha não pára de expectorar" e "começam roubando dinheiro público e acham que podem roubar até a ortografia".

Atribuir a reforma ortográfica aos brasileiros, mais especificamente aos petistas, não é novidade. Na Veja de 12/9/2007 saiu o artigo "Restaurar é preciso; reformar não é preciso" (http://veja.abril.com.br/120907/p_098.shtml) em que se lia:

"um pequeno passo (atrás) para os países lusófonos... O Brasil está na vanguarda dessa militância estúpida. Por que estamos sempre fazendo tudo pelo avesso? Não precisamos de reforma nenhuma. Precisamos é de restauração."

Assim essa reforma seria uma das coisas feitas às avessas no Brasil, entre outros "absur
dos" que Reinaldo observa e atribui aos petralhas (petistas + metralhas?)

Mas uma reforma dessas só é possível em comum acordo entre os países que falam a língua: Brasil, Portugal, Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. Os petralhas estão espalhados em todos esses países?

A resposta é não, pois não foram os petralhas os responsáveis! Na época de FHC já ouvia falar dessa reforma e encontrei no próprio site da Veja que a proposta vem de 1990, ou seja, muito, mas muito tempo mesmo antes de Lula!

E por fim, vale dizer que essa reforma é um avanço, e não um retrocesso.

O site do Jornal Mundo Lusíada diz: "Uniformidade, viabilizada pelo referendo luso, torna o português língua oficial da ONU." e os benefícios da padronização são citados até pela Veja! (http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/perguntas_respostas/reforma_ortografica/index.shtml) Tem desencontro de opiniões aí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário